quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Resumo da Sessão (Câmara de C. Grande – 17/10/2009)


Por
Lidiane Fernandes

Sessão de terça-feira (17) presidia por Antônio Pimentel (PMDB) e secretariada por Fernando Carvalho (PMDB), que também fez a leitura do texto bíblico Gálatas 5:14. Após os ritos habituais da “casa”; leitura de ofícios, atas, requerimentos entre outros tiveram inicio as falas dos vereadores.
O primeiro a fazer uso da palavra foi João Dantas (PTN) que agradeceu o convite para a celebração das bodas de prata. Passagem dos 25 anos de casado do vereador Antonio Pimentel.
Entrada de requerimento de urgência especial, o qual requer a mesa diretoria que seja considerada de urgência especial, a tramitação do projeto de Lei 250/2009 e 218/2009.
Os demais requerimentos foram dos vereadores Antonio Pimentel (PMDB), Fernando Carvalho (PMDB), Ivonete Ludgério (PSDB), Daniella Ribeiro (PP), Alcides Weider (PRP), (Inácio Falcão (PSDB), Tovar Correia (PSBD).
Fernando Carvalho (PSDB) comenta o requerimento do vereador Alcides Da Weider (PRP) onde é requerido à Sosur um coletor de lixo nas ruas Bento Figueiredo com Olegário Maciel. O vereador fala que em alguns casos o uso do coletor de lixo se transforma em um pequeno lixão, pois o lixo é depositado também ao seu redor. Antonio Pimentel (PMDB) também compartilha da mesma opinião que Fernando Carvalho (PMDB) em relação a colocação do coletor, pois como não há uma regularidade no recolhimento do lixo. Acontece em dados momentos a queima desse lixo.
Perón Japiassu (PT) lembra que em São José da Mata já foi realizado o pedido para retirada deste tipo de coletor, exatamente pela falta de periodicidade da retirada do lixo e a população ocasionou a queima deste lixo dentro do próprio coletor.
João Dantas (PTN) comenta matéria veiculada no site PB Agora, onde é mostrando a indevida utilização do funcionalismo público. Segundo a matéria o Governador José Maranhão estaria utilizando funcionários públicos em suas fazendas. Pessoas que recebiam através da Prefeitura de Araruna, para trabalhar nas fazendas do Governador.
Rodolfo Rodrigues (PR) subscreve o requerimento de João Dantas (PTN) e ainda afirma que esta não é a forma correta de se trabalhar. Trata-se de um absurdo.
Tovar Correia (PSDB) fala ter realizado na manha de sábado visita ao Conjunto Antonio Mariz. E recebeu denuncia de uma moradora. Há 30 dias a comunidade se encontra sem médico.
Rodolfo Rodrigues (PR) comenta o requerimento de sua autoria que trata da colocação de postes de energia por parte da Energisa na Estação Velha. Pois não se admite que uma cidade no porte de Campina Grande, ainda existam pontos sem iluminação publica.
Inácio Falcão (PSDB) fala da relevância do requerimento de Rodolfo Rodrigues (PR). E de alguns procedimentos que não deveriam ser adotados na cidade. A exemplo da locação dos postes a empresas privadas.
Laelson Patrício (PT do B) Lembra que o abuso por parte da Energisa já foi tratado na “casa”.
João Dantas (PTN) denuncia a expulsão do comerciante Macleson de Araújo Costa, da galeria central que funciona na garagem da Biblioteca Pública Municipal Félix Araújo. O comerciante usou a Tribuna da Câmara ara apresentar um memorial apontando várias irregularidades na desapropriação, ocupação e distribuição de boxes na galeria central. No entanto o comerciante foi expulso da galeria sem maiores explicações. O vereador pede para o fato seja apurado para evitar novas perseguições futuras.
Os dois Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo campinense em pauta foram a provados. Um deles concede reajuste aos agentes de trânsitos e outro faz doação de um terreno á Associação dos Moradores do Jardim 40.
Apesar de alguns vereadores considerarem baixo o valor proposto pela Prefeitura. O Projeto de Lei n 250/09, concede reajuste salarial aos agentes de transito de Campina Grande. E contem uma emenda da vereadora Daniella Ribeiro que no artigo 2º diz que as despesas com a execução desta Lei correrão á conta das respectivas dotações constantes no orçamento vigente, suplementadas de necessárias, com previa autorização legislativa.
Finalizando a sessão, Rodolfo Rodrigues (PR) menciona a falta de organização na elaboração do orçamento 2010. Não existe sumário para um melhor acompanhamento. “Se há descaso na organização do orçamento. Imagine em seu cumprimento” diz o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário