quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Resumo da Sessão da Câmara (C. Grande – 04/11/2009)


Por
Lidiane Fernandes

A sessão desta quarta (04) trouxe a tona algo que já havia sido discutido em outras sessões. Que é a repetição ou a grande semelhança de requerimentos e Projetos de Lei, pela falta de um sistema informatizado. O Projeto de Lei do vereador Tovar Correia Lima (PSDB) que institui o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Campina Grande, já existe, porém pela falta da informatização dos documentos da “Casa” foi apresentado como novo.

Fernando Carvalho (PMDB) comenta a falta de informatização na papelada da “casa”, e menciona que poderia ser implantado um sistema para agilizar e evitar este tipo de equívoco.
A sessão segue com o vereador João Dantas (PTN) falando sobre a criação de urna contendo: Registros fotográficos, produções literárias e cinematográficas, gravações de áudio e documentos referentes a chegada do trem em Campina Grande. Serão criadas 03 urnas que deveram ficar em locais estratégicos e serão abertas apenas em 02 de outubro de 2057, quando completará os 150 anos da chegada do trem na cidade.

Outro aspecto interessante segundo o vereador João Dantas é a contratação de fotografo para fazer o registro aéreo do espaço em volta da Estação velha, pois as construções daqui a 50 anos estarão bem diferentes, dessa maneira as gerações futuras terão conhecimento dos feitos no centenário da chegada do trem.

Fernando Carvalho (PMDB) parabeniza pela iniciativa de João Dantas (PTN) na criação das urnas, e fala sobre o pedido na sessão anterior para que não fosse votada a resolução enquanto não fosse melhor examinada. Porém toda a resolução foi muito bem detalhista, e todos os aspectos abordados foram claros.

Jóia Germano (PRP) fala sobre o transito e a má distribuição dos agentes da STTP na chegada de João Pessoa, pois existem três agentes que poderiam estar em locais estratégicos para organizar melhor o transito, que em alguns horários tem aumento no fluxo de veículos. Outro assunto tratado pelo vereador é o caso das barracas que foram retiradas do centro da cidade das áreas públicas, porém encontrasse um imenso fiteiro no local onde já foram retiradas uma vez outras barracas. E segundo o vereador Jóia Germano (PRP) o fiteiro pertenceria “a pessoas do Prefeito”.

João Dantas (PTN) comenta a fala de Jóia Germano (PRP) e lembra que esta deve ser uma preocupação não só da “casa” como também de todos os cidadãos. Todas as barracas foram retiradas, porém atualmente se encontra um fiteiro que segundo fontes não oficias pertenceria a um genro ou cunhado de Marcos Marinho, radialista que já passou pela Câmara Municipal como suplente. Existe ainda a pretensão de se colocar outro fiteiro deste tipo em frente ao Banco do Brasil e mais 03 em outros pontos da cidade.

Antônio Pereira (PSB) Fala da inauguração da rede de esgotamento sanitário sábado (31) no distrito de São José da Mata. Ainda trata da questão da segurança pública e do trabalho realizado no Pedregal com o Comandante Marcondi, que contou com a presença do vereador Olimpio Oliveira (PMDB). Foi lido em uma coluna de jornal que os vereadores não estariam mais lutando pelo Meninão. O vereador afirmar se tratar de uma mentira, pois na semana anterior foi aprovado por unanimidade melhorias para o local.

Tovar Correia (PSDB) informa que já foi retirado o Projeto de Lei que criaria o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte.
Olimpio Oliveira (PMDB) trata da portaria do Departamento Nacional de Produção Minerais, na portaria há obrigação da substituição dos garrafões de água mineral por partes dos distribuidores. Pois estes mesmos garrafões passaram a ter um prazo de validade de 03 anos. A preocupação em Campina Grande esta sendo quando o comerciante troca o garrafão no cliente o custo esta sendo repassado para o cliente.

Foram apresentados 03 novos projetos; Proibir a veiculação de propaganda de bebidas alcoólicas em pontos de ônibus na cidade; Proibição de afixação de cartazes em imóveis particulares sem a devida autorização dos proprietários; Inclusão social dos integrantes das associações ou cooperativas de catadores de material reciclável por ocasião dos eventos em ambiente fechados da cidade. Quando estes ambientes forem solicitados para eventos fechados, o material reciclado que for produzido neste ambiente, será destinado as cooperativas.
Fernando Carvalho (PMDB) alega que tanto ele, quanto Olimpio Oliveira são contra os fiteiros irregulares em área pública, porem alegam que o Capitólio é um problema herdado pelo atual Prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário