sábado, 12 de setembro de 2009

Entrevista com Antônio Maia (Clínica Dr. Maia)

P.Qual é o número de funcionários da clínica?
R. São 62 funcionários. Sendo 5 médicos especialistas em psiquiatria,1 clínica geral, 3 enfermeiros, 2 psicólogos, 1 nutricionista, 3 assistentes sociais. E os gerais, técnicos e auxiliares de enfermagem e o pessoal de apoio.

P. E com relação ao número de pacientes?
R. Nós temos 128 leitos cadastrados pelo SUS. Estamos solicitando a secretaria de saúde do município para reduzir para 120. Mas, por uma questão política eles não querem atender o pedido dagente. A demanda é muito grande, mas por uma questão técnica para agente é mais interessante que agente opere com 120 leitos.

P. E sobre a parte privada da clínica?
R. São 132 leitos ao todo, e 128 desses são dedicados ao SUS. Ano passado agente atendeu pacientes oriundos de 103 municípios da Paraíba, mesmo com os CAPS como tratamento alternativo, agente continua recebendo uma demanda muito grande.

P. Quais as dificuldades encontradas pela clínica no tratamento dos pacientes?
R. Primeiro a própria demanda que é muito grande. Em segundo esses serviços alternativos de apoio ao paciente com transtorno mental não estão funcionando do jeito que foram criados para funcionar, não têm profissionais suficientes, por uma série de coisas continuam sendo mandados para cá. A terceira é a questão financeira com o advento da Reforma Psiquiátrica que veio exclusivamente para sufocar os Hospitais. Como não conseguiram acabar com os hospitais por lei com o projeto Paulo Delgado que tentaram acabar com os hospitais por inanição financeira, nós passamos 12 anos sem o reajuste de tabela.

P. Como se dá o processo de internamento dos pacientes?
R.
A partir do momento que o paciente é admitido ele passa por todo o processo disciplinar, passa por psicólogo, enfermeiros, assistente social, a clínica médica para fazer avaliação no paciente, toda a equipe participa do processo de admissão do paciente. Depois segue a rotina do Hospital, porque agente tem um projeto que se chama Projeto Terapêutico em que todo paciente que é internado segue rigorosamente o processo do projeto.

P. Todos os pacientes são atendidos aqui mesmo, ou algum em sua residência?
R.
Sim todos os pacientes são atendidos aqui, nós não trabalhamos com atendimento em domicílio.

P. Quanto tempo os pacientes ficam internados na clínica?
R.
A média de permanência dos pacientes é de no máximo 42 dias, não mais que isso. Nós não temos residentes, só trabalhamos com internações.

P. Quando a clínica foi fundada?
R.
Essa clínica foi fundada em 1966 pelo médico psiquiatra Raimundo Maia de Oliveira, meu pai, ele veio do Ceará, implantou um serviço de psiquiatria em campina numa clínica que funcionava no Pedro I.. A partir daí ele foi criando outros serviços e culminou com a inauguração dessa clínica em 16 de dezembro de 1966, então já temos 41 anos de funcionamento. É uma empresa basicamente familiar, minha mãe Neli Maia também tomou conta, e hoje quem ta á frente sou eu.


P. Com relação à estrutura, a disposição dos leitos como estão divididas?

R. As enfermarias são formadas de 3 a 6 leitos, não mais que isso. Nós temos oficina, lavanderia própria, cozinha. Todo o serviço de manutenção é feito no próprio Hospital, agente não terceiriza nada, apenas a parte de informática.


P. Na sua opinião, qual a importância dos parentes no tratamento?
R.
A importância é fundamental, essa parte agente trabalha muito, o Serviço Social dagente tem um trabalho muito bom com a relação do paciente com a família. Um dos principais pontos é exatamente esse o apoio que a família dá ao paciente é fundamental para o seu tratamento. E infelizmente agente tem uma dificuldade que ás vezes os familiares do paciente acham que ele tem que morar aqui e não é o trabalho dagente, essa não é a função dagente. A meta dagente é tratar.

P. Você acha que com essa Reforma Psiquiátrica e com a formação dos CAPS, poderá extinguir os Hospitais?
R. Não,não acredito. Até porque os Hospitais que foram fechados foi por deficiência técnica. Eu acho que se não está funcionando tem que fechar mesmo, não só Hospital psiquiátrico como Hospital geral também, se não está funcionando a contento, se existe um plano de avaliação dos hospitais pelo SUS e não está funcionando, então tem que fechar qualquer serviço que seja. A população não pode ficar pagando para manter um serviço que não esteja a contento.

P. A clínica também atende pacientes dependentes de drogas?
R. Sim,boa parte dos nossos pacientes hoje são usuários de drogas, não só pacientes com enfermidades neurológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário