sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Resumo (Câmara Municipal de C. Grande – 28/8/2009)



Por
Lidiane Fernandes


A sessão teve inicio às 10h30minh com a leitura do texto bíblico por Fernando Carvalho. Estiveram presentes entre outras autoridades O secretário de Interiorização de Ação do Governo, Assis Costa; Secretario de Estado da receita Anísio Carvalho; o auditor fiscal da Receita Estadual Jurandir Eufrauzino; O gerente da Cinep, Adeilton Rodrigues; presidente do Sindicato Calçadista, Genésio Trindade; representante do Poder Executivo municipal, secretário Alex Azevedo; representante da Central dos Trabalhadores do Brasil, José Nascimento Coelho; presidente do Sindicato Calçadista, Genésio Trindade; além de sindicalistas, empresários, trabalhadores do comércio.

Antonio Pereira (PSB) justifica sua propositura e declara que o objetivo é debater e obter esclarecimentos sobre a realidade do mercado de trabalho em que se encontra a empresa Alpargatas. Informa ainda que a política de incentivos fiscais à Alpargatas é imensa, o que faz com que a mesma praticamente receba a dispensa integral do pagamento do ICMS – Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços bem como, em contrapartida, há o compromisso de manter e gerar empregos.

O gerente da Cinep, Adeilton Rodrigues disse que a Alpargatas esta na Paraíba desde 1995 e conta com 65 unidades da empresa entre fábricas e lojas, com mais de 90% de sua capacidade de produção e exporta seus produtos para vários países, empregando mais de 6 mil trabalhadores , dados de 2009. Ainda segundo Adeilton Rodrigues, a renuncia de impostos por parte do representa uma relação de aproximadamente R$900,00 por emprego.

O secretario de Estado da receita Anísio Carvalho; declara que não poderá revelar algumas informações devido o artigo 198 sobre sigilo fiscal, porém afirma que ao importarmos produtos, estamos exportando emprego. E que não devemos tornar um debate econômico em debate político, para favorecimento de grupo A ou grupo B, mas que as demissões ocorreram em função da crise.

O secretario de desenvolvimento econômico Alex Azevedo, critica a ausência dos vereadores, especialmente os de oposição que alegam interesse pela geração de emprego. Fala também dos investimentos e do crescimento do turismo em Campina.

José Nascimento Coelho Presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) repudia a ausência dos vereadores, denuncia o terrorismo que esta sendo feito aos trabalhadores.
Paulo Marcelo representante da CUT, fala da defesa que os órgãos públicos têm que fazer em defesa dos trabalhadores.

Genésio Trindade representante do sindicato calçadista mostra documento de reunião com representantes da empresa Alpargatas, e lido pelo Vereador Olímpio Oliveira. No documento a empresa justifica as demissões e suspensão do quarto turno, dizendo que a mesma se encontra em dificuldades por isso se fez necessário dispensa de funcionários.
No fim da sessão Pereira agradece a presença de todos.


* fotos internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário